Projeto Escola

Palestra para crianças do ensino fundamental I e IIAutor: Luiz Carlos Sales

Um papo gostoso e divertido com o autor de livros infantojuvenis, Luiz Carlos Sales. A palestra tem seu foco nos temas amizade, solidariedade, amor, com projeção de ilustrações e filmes de curta duração, exemplificando cada um desses valores no comportamento dos animais (se eles são capazes...). No tema amor, é destacada a importância do professor em nossas vidas, com exemplos de sua dedicação e profissionalismo. Falamos também sobre responsabilidade (qualidade ou condição de responsável), e sua importância no convívio social (em casa ou fora dela, na escola, com o meio ambiente, etc.). Alguns exercícios simples de raciocínio são utilizados durante a palestra, visando a reforçar o entendimento dos alunos. Os temas escolhidos são de grande importância para crianças na faixa etária dos seis aos dez anos.

OBS.: Na contratação da palestra, será agendada data e horário para o escritor autografar seus livros, de preferência por ocasião da feira do livro ou na biblioteca do colégio. Nessa oportunidade, o aluno receberá das mãos do autor um brinde alusivo ao livro. Os livros com as histórias da Didi, Uma vira-lata de raça, também serão autografados pela personagem, por meio de um carimbo com o molde de sua patinha.

Nos casos de adoção, os livros serão entregues com o suplemento para exercício de compreensão do texto, e o autor coloca-se à disposição dos professores para orientá-los na sua utilização.

Para a palestra, será necessário auditório ou sala com recursos de multimídia. Recomenda-se a presença de, no máximo, oitenta alunos por sessão, acompanhados de, no mínimo, dois professores. O autor levará seu laptop e um assistente para auxiliá-lo (este último, se for preciso).

Tempo de duração: Uma hora e quinze minutos.
Custo: Palestra na Grande São Paulo: condições especiais para escolas parceiras.
Atividades fora da Cidade de São Paulo: a ser tratado entre as partes.

Outras atividades realizadas pelo autor

O Enterro do “Não Consigo” (palestra)Autor: Luiz Carlos Sales

Após a apresentação da “Família Consigo” e alguns exemplos de suas realizações, cada aluno escreverá seus “Não Consigo” em meia folha de papel A4, sem se identificar. Exemplo: não consigo fazer conta de dividir com mais de dois números, não consigo decorar o texto, não consigo dormir em quarto escuro... Em seguida, todos dobrarão suas folhas e as depositarão em uma pequena caixa (urna funerária). O enterro será realizado em cortejo fúnebre, com a professora conduzindo a urna.

Ao lado da cova, o palestrante dirá algumas palavras de condolências. Contudo, lembrará a todos que a vida continua e que os irmãos do falecido, Eu Consigo e Consigo, Eu Posso e Consigo, Eu Persisto e Consigo, Eu Estudo e Consigo, Eu Trabalho e Consigo e Eu Acredito e Consigo, permanecem vivos e estarão sempre entre nós. Em seguida, cada aluno jogará um punhado de terra sobre o caixão.

De volta à sala de multimídia, o palestrante entregará à professora uma placa em cartolina (epitáfio), para ser fixada em local visível na sala de aula, com os seguintes dizeres: “Não Consigo, descanse em paz!”

Material e espaço necessários
Cada aluno deverá levar uma folha de papel A4 e lápis ou caneta Sala de multimídia ou auditório (o palestrante levará as urnas, placas e laptop) Jardim ou terreno com as covas prontas (cavadas), sendo uma cova para cada turma Máximo de alunos por turma: 40

Tempo de duração: Uma hora e dez minutos.
Custo: Palestra na Grande São Paulo: condições especiais para escolas parceiras.
Atividades fora da Cidade de São Paulo: a ser tratado entre as partes.

Projeto aluno autorAutor: Luiz Carlos Sales

Duração: Quatro meses (assistência quinzenal). Recomendado para alunos do Ensino Fundamental II. Detalhes e aplicação do projeto: a ser debatido em reunião com coordenadores e professores, em vista dos diferentes sistemas de ensino).

Custo: A ser calculado de acordo com a necessidade de material e assessoria. Condições especiais para escolas parceiras.
Atividades fora da Cidade de São Paulo: a ser tratado entre as partes.

Planeta Terra / Planeta ÁguaAutor: Luiz Carlos Sales

Nesta apresentação o autor fala da importância da água e da natureza para preservação da vida em nosso planeta. De um modo simples e com exemplos de fácil entendimento para as crianças, o autor utiliza-se de ilustrações e filmes de curta metragem, incentivando-as na preservação do meio ambiente e no combate ao desperdício de água.

Tempo de duração: Uma hora e quinze minutos.
Palestra na Grande São Paulo: condições especiais para escolas parceiras.
Atividades fora da Cidade de São Paulo: A ser tratado entre as partes.

PROJETO INFANTIL NOVOS TALENTOS NAS ARTESAutor: Luiz Carlos Sales

A Contos e Encantos Editora, a partir da edição do livro Encanto na Floresta, autoria de Alexander Osellame Sales, lança este projeto visando incentivar nos estudos crianças dos cinco aos doze anos com vocação para as artes. Nossa primeira convidada é uma artista plástica premiada, de apenas dez anos, Karen Benedik dos Santos.

O projeto terá a duração de dois anos e a divulgação do trabalho escolhido será realizado em cada novo livro infantojuvenil lançado pela editora, durante o período estabelecido abaixo.

Vigência do projeto: 1/09/2016 a 31/08/2018.

O número de novos livros a serem lançados é critério única e exclusivamente da editora, que poderá, também a seu critério, utilizar o projeto nas novas edições dos livros infantis já publicados antes desta data, ou a serem publicados com o selo da Contos e Encantos Editora. Em ambos os casos será necessária a anuência dos respectivos autores dos livros.

A escolha do trabalho de artes plásticas ou apresentação artística a ser publicado, será feito por uma comissão formada por quatro pessoas: um (a) convidado (a) do ramo de livros, um sócio da editora, um (a) publicitário (a) e um ilustrador/desenhista do ramo de livros e revistas, após pesquisa nas escolas parceiras convidadas e que aceitarem participar. A divulgação do trabalho escolhido será sempre no estilo impresso e de comum acordo entre o (a) autor (a) da obra escolhida e seu responsável direto (pais ou tutores), por escrito. Será de responsabilidade do (a) artista e seus responsáveis o fornecimento de imagens (fotos, ilustrações, etc.), dentro das especificações e técnicas exigidas pela editora.

O (a) artista escolhido receberá da Editora, a título de cortesia para compra de material utilizado no seu trabalho artístico, a importância de R$350,00 (trezentos e cinquenta reais), que será depositado em nome do (a) mesmo (a) em uma conta poupança.

PROJETO DE PALESTRA E OFICINAS DE ARTE

Para alunos do fundamental 1, 2 e ensino médio

Palestrantes: Aparecido F. Norberto (Cidão) e José Wilson Magalhães

Temas:

  • » História em Quadrinhos Disney e super-heróis;
  • » Ilustração de Livros Infantis e Didáticos;
  • » A importância da Ilustração como incentivo à leitura;
  • » A profissão de Ilustrador e Design Gráfico.

Com:

  • » José Wilson Magalhães Arte-finalista, Ilustrador e professor de Desenho a Nanquim;
  • » Aparecido Fernandes Norberto (Cidão) Desenhista, ilustrador e professor de desenho.

A palestra visa mostrar aos alunos como é feito o trabalho no mundo da ilustração de livros e das histórias em quadrinhos. Através de apresentação em PowerPoint, com projetor, é destacado como foi o início da carreira dos artistas no Estúdio Ely Barbosa; as passagens pela Redação Disney na Editora Abril; os trabalhos de ilustração de livros didáticos e infantis para diversas editoras; os testes e produção das histórias em quadrinhos Disney; de heróis como Superman e Wolverine para os Estados Unidos nas editoras Marvel e DC Comics; os prêmios em salões de arte com trabalhos artísticos e o trabalho de professor nos Centros Culturais e nas escolas de arte. Na palestra o aluno conhecerá como é o processo de produção dos profissionais dessa área artística, passará a enxergar de forma diferente como são produzidas as ilustrações de revistas em quadrinhos, as ilustrações de livros, as tiras e cartoons de jornais, a criação de personagens e toda forma artística que contenha desenho, arte-final e colorização.


Tempo de duração:
1h00.
Custo: Palestra na Grande São Paulo – R$200,00 hora/aula, mais despesas de transporte e refeições.

Fora da capital, no interior do estado, ou em outros estados – R$ 300,00 a hora aula, custo de transporte, estadia (hotel e refeições). Mínimo de seis horas/aula em no máximo três dias.

Material: para a palestra será necessário auditório ou sala com recursos multimídia. Os artistas levarão notebook e pendrive para a apresentação. Máximo sessenta alunos por turma.

Logo após a apresentação poderá ser aberta uma rodada (15 minutos) de perguntas para os alunos.

Fundamental 1 – a palestra poderá ser mais direcionada para a linguagem de personagens infantis Disney, heróis, livros infantis, desenhos animados e games, incentivando os pequenos à leitura e estimulando as brincadeiras de criação dos seus personagens e das suas próprias histórias.

Fundamental 2 - a palestra visa aumentar e incentivar os alunos ao gosto pela leitura, escrever suas histórias, contos ou poemas e criar suas próprias ilustrações ou histórias em quadrinhos.

Ensino médio – Além das abordagens anteriores, a palestra mostrará uma visão geral de como funciona um estúdio de criação de ilustrações de livros e de histórias em quadrinhos, mostrando a forma como os profissionais dessa arte trabalham em equipe. Aumentar e incentivar o gosto pela leitura, escrever histórias, contos ou poemas e criar suas próprias ilustrações ou histórias em quadrinhos, além de mostrar como é essa profissão e o mercado de trabalho dessa área tão importante da arte.

NB. Nos casos de adoção ou patrocínio do livro Cores e Poesia - Contos e Encantos Editora (quantidade mínima de 100 livros de adoção e ou 1.000 de patrocínio), os custos hora/aula poderão ser negociados.

Oficinas

Palestrantes: Aparecido F. Norberto (Cidão) e José Wilson Magalhães

Oferecemos oficinas de arte curtas para todos os alunos, utilizando temas acertados com a escola, com o objetivo final que poderá ser um artbook coletivo com os trabalhos realizados pelos alunos para exposição em datas comemorativas. A oficina incentivará o aluno a pesquisar todas essas formas artísticas, além de despertar o interesse pela leitura ajudando-o a criar seus próprios personagens, ilustrações de livros, histórias em quadrinhos, tiras de jornal e trabalhos artísticos para expor em salões de arte, por exemplo.

Custo: a ser calculado de acordo com a necessidade de material e tempo de duração das oficinas.

Currículos

Aparecido Fernandes Norberto é quadrinista, ilustrador e roteirista.

Começou sua carreira em 1976 no estúdio Ely Barbosa, fazendo revistas em quadrinhos, modelagem, animação e licenciamento, em seguida foi para a redação Disney da Editora Abril. Trabalhou como desenhista para revistas Disney da Itália e EUA. Ilustrou diversos livros didáticos para várias editoras e colaborou como desenhista para inúmeros estúdios de revistas em quadrinhos. Atualmente é parceiro da Contos e Encantos Editora produzindo livros infantojuvenis.


José Wilson Magalhães é arte-finalista, ilustrador e professor de arte.

Começou sua carreira em 1987 no estúdio Ely Barbosa, fazendo revistas em quadrinhos, em seguida foi para a redação Disney da Editora Abril. Trabalhou como arte-finalista para a revista Superman da DC Comics e Wolverine da Marvel, ambas para os EUA. Ilustrou diversos livros didáticos para várias editoras e colaborou com sua arte-final para inúmeros estúdios de revistas em quadrinhos. Atualmente é oficineiro de artes-visuais e parceiro da Contos e Encantos Editora produzindo livros infantojuvenis.

Projeto Livros Alados

Autor: Luiz Carlos Sales

Objetivo:

Trata-se de um projeto de grande alcance social que visa fazer circular nas mãos de adultos, jovens e crianças carentes, livros que essas pessoas têm dificuldades para adquirir por força de outras prioridades. Ao mesmo tempo, desperta o espírito de solidariedade naqueles que possuem condições para praticar essa boa ação.

Proposta:

Quem comprar qualquer um de nossos livros e, no ato da compra, doar um livro em bom estado, receberá das mãos do autor, além do autógrafo, um lindo brinde. No livro doado será colocado um adesivo com os seguintes dizeres: “Este livro tem asas. Foi doado por:_____________. Depois de lido deve ser libertado para pousar em outras mãos”. Em seguida, o doador será parabenizado por seu gesto e receberá um certificado. Os colégios que aceitarem o projeto e adotarem um ou mais livros fornecidos por nossa editora, Contos e Encantos Editora, será concedido um desconto de 5% (cinco por cento) aos alunos que os adquirirem. Ao final do evento os livros doados serão contados e entregues ao colégio participante para destiná-los a uma Instituição Filantrópica de sua escolha.

Condições:

Participação do autor e seus parceiros no evento cultural (Feira do Livro), com ou sem interesse nas palestras e oficinas. Caso a escola não promova a Feira do Livro, os projetos poderão ser implantados dependendo de acordo/negociação entre as partes. Será necessário, antes do evento Feira do Livro, um bate-papo com os alunos do Ensino Fundamental (30 minutos).

Custo: Para escolas parceiras condições especiais.

Teatro infantil/Clown com a atriz Karen Francis

O TEATRO COMO ESTÍMULO PARA A VIDA
INTRODUÇÃO:

"A capacidade de fazer de conta é uma das características mais relevantes da infância, pois está diretamente ligada ao desenvolvimento intelectual e físico dos pequenos. Quando, por exemplo, imagina que é um policial à procura de um bandido, a criança elabora respostas às distintas situações que surgem e, ao pôr em prática seu personagem, estabelece movimentos que ampliam a consciência e a expressão corporais. Por isso, os jogos teatrais são uma ótima maneira de desenvolver a relação da criança com o próprio corpo, com o do outro e com o espaço. Eles são jogos de construção em que a consciência do "como se" é trabalhada de forma gradativa em direção à articulação da linguagem artística teatral. No processo de construção dessa linguagem, a criança estabelece com seus pares uma relação de trabalho, combinando a imaginação dramática com a prática e a consciência na observação das regras".

1. VIVÊNCIAS

INDICAÇÃO: Crianças de 3 a 7 anos

TEMPO DE DURAÇÃO: 20 minutos (ou mais de acordo com a necessidade - sob consulta)

NECESSÁRIO: 1 aparelho de som com CD ou entrada para PEN DRIVE

INVESTIMENTO: R$ 300,00 (Grande São Paulo) por período para até 20 crianças com um ator (consulte outras opções).

O QUE É:
A vivência se passa em torno de três elementos: onde se passa a cena, quem faz parte dela e qual ação se desenvolve. Sem cenário ou elementos cênicos, o intuito é trabalhar a capacidade criativa da criança por condução de orientações e músicas. Podemos aplicar as vivências citadas abaixo, ou, criar de acordo com temas previamente definidos. Muito mais do que uma simples brincadeira, esta forma de interação envolve ensinamentos de moral e cidadania. A vivência é feita por ator como CLOWN (palhaço), cuja linguagem simples, inocente e espontânea dialoga diretamente com o universo infantil.

Vivência 1: "AMIGOS EM VERSOS"
TEMAS TRABALHADOS: Respeito, amizade, trabalho em grupo.

As crianças vão se descobrindo como animais retirados do livro "AMIGOS EM VERSOS". Cada um escolhe ser um animal e iremos fazer uma missão em conjunto para conseguirmos juntos solucionar uma tarefa em comum. Iremos estimular a interação com esses animais, natureza e o meio ambiente que os cercam naquele momento. Talentos são identificados através das características de cada animal retratado na poesia, seja dança, ou construção de uma casa de barro, ou agilidade, e cada um deles será importante para a história a se desenrolar.

Vivência 2: "NA FLORESTA AMAZÔNICA, COM SUPER PODERES"
TEMAS TRABALHADOS: Meio ambiente, talentos, trabalho em grupo.

As crianças têm de interagir com animais, natureza e todos os perigos e beleza da Floresta Amazônica. Um tema que é voltado para a conscientização sobre ecologia. Em meio à vivência, a importância do meio ambiente é trabalhada. Os participantes recebem "poderes especiais" - há, por exemplo, o poder de voar (como pássaros), de jogar teias (como uma aranha), poder da força (como o elefante), o poder do coração (no qual as crianças conseguem falar com os animais). Em cada acontecimento da vivência, todas as crianças terão participação fundamental para que tudo dê certo, demonstrando assim a importância de cada um no grupo e também da valorização dos talentos de cada criança. Os estímulos criativos visam atingir os cinco sentidos, como mergulhar nas águas do rio, comer uma fruta amazônica, sentir o cheiro da mata, visualizar a grandeza das árvores, observar uma onça.

Vivência 3: "DE MOTOCA PARA O PARQUE DE DIVERSÃO"
TEMAS TRABALHADOS: Educação no trânsito, criatividade, diversão e percepção e cuidado com o outro.

As crianças são levadas ao mundo imaginário de um parque de diversões, começando com a ida até ele em uma grande moto imaginária. Com itens de segurança, como o capacete, trabalhamos a proteção pessoal e o respeito às leis de trânsito. Um dos atores é "atropelado" por desrespeitar a sinalização e os demais devem ajudar com a ambulância, e resgatar o ferido (dando senso de ajuda e percepção do outro). Depois dessa parte, iremos aos famosos brinquedos do parque: uma grande montanha russa, trem fantasma, carrinho de bate-bate (com bexigas), tiro ao alvo de "meleca" imaginária e carrossel musicado e sincronizado.

PÓS-VIVÊNCIAS:

Conversamos sobre os momentos, sensações sentidas, visando à troca de experiências e visão do mundo.

2 - JOGOS TEATRAIS

INDICAÇÃO: A partir de seis anos (para crianças, adolescentes e adultos).
A escolha dos jogos será feita com base na idade média dos participantes.

TEMPO DE DURAÇÃO: 1 hora